sábado, 28 de julho de 2012

Resenha: Bios de Luiza Salazar

Sinopse - Bios - Luiza Salazar

Quando Liz abre os olhos, ela se vê nas ruínas de uma cidade. E como se isso não fosse assustador o suficiente, tem mais um detalhe: Ela não se lembra de nada. Completamente perdida e sem nada além de uma mochila com alguns itens pessoais, Liz logo é resgatada por um grupo de adolescentes com ela, apenas para descobrir que eles são refugiados em um mundo onde ser humano é um crime. Uma grande corporação conhecida como O Instituto, responsável por criar vida artificial – no chamado Projeto Bios – está caçando os humanos restantes sob o pretexto de que eles são selvagens e instintivos demais para serem livre. A medida que passa tempo com estas pessoas, perturbada por fragmentos de memórias que não consegue conectar, Liz logo começa a suspeitar que o item do seu passado, aquele que ela não consegue lembrar, pode ser o segredo para a acabar com a guerra. E que o Instituto vai fazer de tudo para ver esse segredo – e ela – enterrados para sempre.

Fascinante, é como eu posso descrever Bios.

O livro começa com pequenas manchetes sobre o desenvolvimento e sucesso de um projeto chamado Bios.
Com o grande avanço do projeto, o Instituto, responsável pelos Bios (vida artificial), começa um Programa de Remanejamento Humano. O motivo seria um "desentendimento" entre as "espécies".
Mas a história realmente começa quando, Liz acorda em um cenário pós-apocalíptico, e o mais assustador é que ela não se lembra de absolutamente nada, nem seu nome, idade, família, nada. Liz está abandonada no meio de uma cidade, apenas com uma mochila com um nome escrito, que ela julga ser o seu. Liz descobre sobre os Bios, depois de chegar na Área 2,  descobre também que para sobreviver os humanos tiveram que se esconder nas chamadas Áreas. E ainda que o Instituto criou um Execíto de Elite, para exterminar os humanos, os Lobos de Prata. Na Área 2, Liz faz amigos, Liam, Poppy, Otto, Evan e Claudia, que não é muito sua fã. Eu simplesmente, me apaixonei pelos pergonagens.
Liz não faz do tipo mocinha frágil e indefesa, pelo contrário. Já Liam como sempre um legitimo galã (típico), de arrancar suspiros das leitoras, inclusive os meus suspiros, não tão raros. Evan é o palhaço da turma e Claudia a, hum, ranzinza. Com Otto fiquei meio encomodada no começo, ma logo passou, pois ele se mostrou um amigo bem fiel. E me surpreendi com Poppy, eu geralmente não gosto de personagens criança, mas Poppy, não, ela é fofa, delicada e muito meiga, a primeira e única (até agora) personagem criança que gostei.
Bom a história só esquenta mesmo quando Liz descobre que foi o Instituto quem apagou sua memória, apartir daí Liz começa uma missão para redescobrir o tal segredo e derrubar completamente o Instituto.
Minha parte preferida do livro, com certeza, foi a do farol (s2), para grande surpresa é uma parte muito fofa com romance ou de romance.
“Desta vez Liz ouviu Liam se mexer e largar a fotografia gentilmente no chão. Ele andou lentamente até ela, as tábuas rangendo sob seus pés, como se tivesse medo de assusta-lá. Mas Liz nem se mexeu ela mal conseguia respirar. A chuva atingia seu rosto, caindo dentro do quarto, mas Liz não estava com frio, ela só estava consciente do seu coração batendo com tanta força que chegava a doer”
E além da parte do farol adorei as partes de ação. A autora consegue mesmo nos puxar para dentro da história, eu fiquei apreensiva e anciosa em muitas partes.
Quase me esqueci do Sam um militar apaixonante do Instituto, amigo de Liz, eu só gostaria saber mais sobre ele.
Adorei a arte da capa, um trabalho realmente maravilhoso. E gostei muitoo, mesmo mesmo, da divisão do livro em três partes, é como se separase a vida de Liz em três fases.
Apenas uma coisa me frustou, um pouco, para mim, com certeza, está faltando o capítulo 21, antes do epílogo, mas tudo bem, porquê...
Eu amei o livro, mesmooooo, e estou muito ansiosa para ler outra obra da autora (Os Sete Selos).  Enfim eu recomendo este livro para todos os amantes de aventura e romance.
Aqui vou colocar um pequeno quote, que pode ser interpretado como spoiller, também. Então o aviso está dado.
“ – Nós pertencemos ao mesmo mundo, Liam. O Instituto só está impedindo que a gente veja isso. Nós comemos, choramos e amamos da mesma forma. Andamos nos mesmos solos, somos ambos criação da natureza, mesmo que de formas diferentes.”
Um bom final de noite de sábado e um ótimo domingo amanhã, beijinhoss ;*

3 comentários:

  1. Oie, Marie =)
    nossa pelo que li esse livro é bastante forte!
    confesso que sou até medrosa na leitura, mas me interessei por esse livro, talvez venha ler.
    bjs
    http://felicidadenoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Já conhecia o livro, mas nunca tinha lido uma resenha dele, nem nada. Fiquei bem curiosa pela leitura!
    Quando eu tiver a oportunidade, vou ler.

    ResponderExcluir
  3. olá,tem meme para você lá no blog.beijos!!

    http://livrosobaluzdalua.blogspot.com.br/2012/08/meme-3-livros-nao-lidos.html

    ResponderExcluir

Eu sempre respondo todos os comentários! Seja gentil e comente! Obrigadinha *-*