terça-feira, 20 de novembro de 2012

Papo com Marcos de Sousa

Olá gente! Hoje está no ar mais um Papo com Autor, o autor da vez é Marcos de Sousa que acaba de lançar seu livro Coração de Vidro, foi simplesmente muito gratificante fazer está "entrevista", pois sou grande fã dos textos que Marcos publica em seu blog, confiram o papo:




  1. Quando e como surgiu a sua paixão pela escrita e pela leitura?
Minha paixão pelas letras começou quando eu estava cursando a sétima série do ensino fundamental. Fui “obrigado” a ler um livro do Machado de Assis e acabei me encantando. De lá para cá, não parei mais de ler. Foi um livro atrás do outro.

  1. Quais seus autores favoritos?
Enumerar autores favoritos é muito difícil. Posso fazer uma lista interminável, mas citarei alguns: Drummond, Vinícius, Quintana, Sidney Sheldon, Machado de Assis, Caio Fernando Abreu, Rick Riordan, Clarice Lispector e vários outros.

  1. Qual sua opinião sobre literatura brasileira atual?
Acho que a palavra que pode definir a nossa literatura é “Crescente”. Estamos aumentando em quantidade e, felizmente, em qualidade. Até pouco tempo, nossa literatura parecia que estava soltando os últimos suspiros. Contudo, vejo surgindo uma nova geração, que lê pouco ainda, mas ainda aprecia mais a leitura que a anterior. Com isso vem surgindo autores de talento inquestionáveis, tanto nos romances, nas crônicas quanto na poesia.

  1. No seu blog, você publica seus textos e poemas. Qual é o processo de criação dos mesmos? Você os planeja ou apenas escreve quando a inspiração vem?
Algumas vezes, escrevo por necessidade. Na maior parte das vezes, por vontade.
Não acredito em inspiração como algo milagroso que aparece e te faz inscrever. Inspiração, para mim, é o encanto que algo causa em você, o estranhamento. Esse encanto e estranhamento que te leva a escrever. Todos seriam inspirados se olhassem o mundo com os olhos da alma.

  1. Qual a melhor parte de escrever?
Liberdade. A literatura liberta, a escrita, mais ainda. Você transpõe tudo que é possível, quebra a barreira do irrealizável. Com um lápis na mão, você cria e governa universos.

  1. Como nasceu Coração de Vidro?
Lançar um livro era um desejo antigo, mas a estrutura do “Coração de Vidro” veio juntamente com um dos melhores presentes que já recebi: Natalia Araújo. O livro foi quase que um processo de epifania.

  1. Quanto tempo levou para escrever Coração de Vidro?
Há partes do livro que são antigas, tem mais de dois anos, mas a maior parte é bem recente. Posso dizer que levei cerca de dois meses para que o livro virasse o “Coração de Vidro”. Antes, era apenas um ajuntamento desordenado de palavras.

  1. E para achar uma editora? Como foi o processo?
Achar uma editora foi a parte mais difícil. A maior parte das editoras não apoiam os autores nacionais, cobram valores astronômicos e não dão o devido valor. Demorou, mas acabei por encontrar a Biblioteca 24 horas, que me abraçou e deu-me uma oportunidade ímpar.


  1. Porque as pessoas devem ler Coração de Vidro?
Porque ele é um livro que te faz redescobrir sentimentos escondidos, faz olhar para um lado de si mesmo que poucos enxergam. O Coração de Vidro é um livro para encantar, não para passar horas seguidas lendo como um romance.

  1. Quais são seus planos seguintes? Podemos esperar novos livros?
Eu estou com dois projetos em andamentos já. Um deles, seria a continuação do   “Coração de Vidro” e o segundo, um livro totalmente diferente. Gênero, tipo de escrita, público alvo e enredos completamente diferenciados do Coração de Vidro. É mais provável que esse segundo projeto saia ano que vem.

  1. Deixe uma dica aos aspirantes a escritores.
A dica é: Nunca desista dos seus sonhos. Grandes sonhos podem causar grandes quedas, mas também é o motivo das maiores realizações. Escritores são feitos de sonhos, do invisível...

  1. Se tivesse que descrever em apenas uma frase, o mundo sob seu olhar, qual seria?
Descreveria com uma frase de um dos textos do blog: “Talvez até fosse mais feliz se tivesse dois corações.”

  1. Uma mensagem para seus futuros leitores.
Leiam o meu livro como se ele fosse um sussurro, um pedido ou uma ode de amor. Deixe que ele encante seus corações.

Gente tem como não amar este autor? Eu já queria ler Coração de Vidro, agora não quero mais, agora eu necessito ler este livro. 
Gostaria de agradecer ao Marcos por sua disponibilidade e tudo mais e espero que tenham gostado porque eu amei! Comentem gente o que acharam e também deixem uma dica de que autores você gostaria de ver aqui no Papo com Autor.
Um beijo pessoas e até mais :3 



                                                                                                                                        


           

2 comentários:

  1. Marie, amei a entrevista, a oportunidade de participar do "Papo com o autor". Muito obrigado pela divulgação. Que venha muito sucesso para o blog e para mim.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Excelente entrevista, também com esse talentoso Marcos, impossível da entrevista não sair boa :F

    ResponderExcluir

Eu sempre respondo todos os comentários! Seja gentil e comente! Obrigadinha *-*