quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Dia #2 Semana Divergente - Resenha: Divergente de Veronica Roth


 

Sinopse - Divergente - Divergente - Livro 1 - Veronica Roth


Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.

A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

   Este livro! Nem sei por onde começar! Esperei mais ou menos 5 meses para ele ser lançado no Brasil, mas acho que teve gente que esperou muito mais!
   Nunca imaginei que iria amar a história e que ficaria tão envolvida como fiquei, eu sinceramente estou surpresa. 
  Nos encontramos em uma Chicago futurista, dividida em facções. Cinco para ser mais exata, é nesta Chicago extremamente dividida que se passa nossa história. Nela conhecemos uma garota forte e corajosa chamada Beatrice, inicialmente, ela está ligada a facção da Abnegação onde nasceu e de onde seus pais e seu irmão pertencem.
   O livro começa já com a apreensão de Beatrice sobre seu teste de aptidão, teste onde descobre qual a melhor facção a se juntar. Mas o resultado de seu teste é inconclusivo, ou seja, ela não se adéqua apenas uma facção, ou seja, o que era pra ser um teste de ajuda para Beatrice, acaba sendo um verdadeiro pesadelo.
   O resultado inconclusivo significa que Beatrice é uma Divergente, mas o que isso significa? Tudo que ela sabe é que uma coisa muito perigosa de ser e que não pode dividir com ninguém este segredo, tem que guarda-lo a sete chaves. Mas o que mais a incomoda é a decisão que precisa tomar, qual facção seguir afinal? Ela deve seguir a facção, a qual ela sente que pertence ou a facção que poderá conviver com sua família para sempre?
   São perguntas que te deixam realmente com um pé atrás! É muito entusiasmado para descubrir todas as respostas e acaba devorando o livro.

   Após escolher sua facção Beatrice muda seu nome para Tris e começa sua iniciação na facção escolhida. É da Tris que gosto, a garota destemida, independente, forte e corajosa e ao mesmo tempo vulneravel. Uma personagem que comecei a admirar demais.
   Em sua facção Tris faz amigos, a verdade é que a primeira vez que ela tem amigos, e isso é estranho de uma forma legal e engraçada, bom não vou desenrolar muito a história  para não dar spoilers.
   Mas é inevitável não falar de Quatro (aaaaaaaaaaah 4). Instrutor de Tris e demais iniciados, Quatro no começo parece ser apenas mais um pergonagem secundário. Isso eu acho muito legal, tipo, a Veronica nos mostra como devemos ver Quatro, ou seria, como não percebemos ele e depois coloca ele na frente de tudo e te manda olhar para aquele cara que......... Só eu que fiquei com vontade de matar e estraçalhar a cabeça do Marcus?
   Também gostei muito dos personagens secundários, como a Cristina (sei lá, ela é tão eu :s), do Al (até um certo ponto, depois queria jogar ele no Abismo), do Will e até do Peter (por ele ser meio perverso, eu gosto de caras assim *momento medo de mim mesma*), e até da Tori eu pensei que nunca mais a veria depois da primeira vez, mas ok. 
   Enfim eu acho que Divergente é sem dúvida um dos melhores livros que li no ano! Eu indico para todas as pessoas que querem descobrir seu lado Divergente!
   É isso galera, espero que tenham gostado da resenha, como podem ver não tem spoilers, só o que vocês podem encontrar aí na internet sobre a história e um pouquinho do que eu achei. 
Todos os comentários referente a resenha equivale a um +1, se você já estiver participando da Semana Divergente, se ainda não está, clique aqui, saiba como participar e o que pode ganhar, também não deixem de participar da promoção Kit Divergente.
   Continuem acompanhando a Semana Divergente, um beijo e boa sorte :3

6 comentários:

  1. Oi.
    Ai estou com muita vontade de ler esse livro mas tenho uma fila giganteeee de livros não lidos...
    Bjus.
    -Gustavo.

    ResponderExcluir
  2. Hello!!
    Nossa, se eu já estava morrendo de curiosidade para ler essa distopia imagine agora? :O. Começo a imaginar qual facção ela escolheu, rs, e como ela teve essa coragem. Tris, até que me parece um nome legal, rsrs. E eu ri quando você falou que gosta do perverso, hahahaha.
    Adorei a resenha, estou muuuito curiosa para ler esse livro, só que não posso ( $$$) no momento, entende?
    Beijoo, tô seguindo!!
    E participando da promo, haha.

    ResponderExcluir
  3. Parece muito legal MESMO o livro. Se ela fez amigos, será que escolheu a amizade? rs... Curiosa pra saber aqui. Ela realmente deve ser uma personagem interessante, e o Quatro também. Tomara que eu tenha oportunidade de conhecer a história, amo distopias e quero muito ler essa!!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei essa ideia da semana Divergente! Muito bacana escrevermos sobre o que realmente gostamos.

    bjooos

    ResponderExcluir
  5. Deus! Eu preciso muuuuuuuuito do livro! #torceeeeeh!
    Adorei a resenha. Sem spoilers. Com suspense. To ainda mais louca pra ler que antes...
    Espero que eu ganhe o livro >.<
    Beijocas, flor!
    Alice - http://pirando-com-livros.blogspot.com.br/
    Passa lá no blog?

    ResponderExcluir
  6. Eu li o livro e a sua resenha ficou muito boa, odeio quando dão spoilers nas resenhas. Amo muito Divergente, e a sequencia é tão boa quanto. :)

    ResponderExcluir

Eu sempre respondo todos os comentários! Seja gentil e comente! Obrigadinha *-*