sábado, 7 de julho de 2012

Resenha: Destino de Ally Condie


Primeira resenha no blog, e eu estou nervosa. Mas vamos lá!

Sinopse - Destino - Matched - Livro 1 - Ally Condie

Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo. 

Logo que lançaram Destino eu demorei um pouco pra ler, mas quando eu li Meu Deus do Céu. Poucas pessoas puderam presenciar a minha leitura. Primeiro porque quando eu leio um livro eu não consigo me segurar, se acho algo engraçado eu dou gargalhada, se acho alguma coisa fofa, eu dou risada, se me revolto com alguma coisa eu ME REVOLTO COM ALGUMA COISA!
Então para evitar constrangimento em público a partir de, sei lá, o 3° ou 4° capítulo eu comecei a ler o livro só em casa, e isso é muito difícil porque eu adoro ler no ônibus, haha.
Esse livro me fez rir, me fez ficar apreenciva, me fez ficar com um friozinho na barriga bom, e definitivamente me REVOLTOU!
Eu fiquei pasma quando eu comecei a ler o livro, sinceramente como Cassia podia aceitar tudo? Exatamente TUDO, o que a Sociedade determinava, depois de um tempo eu até comecei a entender o porque. Pra mim a história fala de como Cassia "cresce", descobrindo que sua vida não tem que ser dirigida pela Sociedade. Quem dá as primeiras pistas de que Cassia tem que decidir seu próprio rumo é seu avó que está chegando aos 80 anos e por isso tem qua morrer, segundo a Sociedade.
"Não entre docemente naquela boa noite, 
A velhice deve arder e delirar ao fim do seu dia
Revolte-se, revolte-se contra o apagar da luz.
Embora os sábios, ao morrer, saibam que a escuridão é o certo
Porque suas palavras não provocaram centelhas, eles 
Não entram docemente naquela boa noite."

Cassia tem 17 anos e já tem seu companheiro, determinado pela Sociedade, Xander, seu fiel amigo desde criança (um fofo). Quando Cassia acha que sua vida está perfeitamente encaminhada, eis que acontece um "erro". Ao invez, do rosto de Xander aparecer na tela, quando ela coloca um microcartão, fornecido para que ela possa conhecer um melhor seu futuro companheiro, é o rosto que Ky que aparece.
Uma surpesa certamente, a Sociedade tenta se explicar, é claro, mas daí por diante a isca já está jogada e Cassia tem milhões de perguntas formadas que não estão respondidas.
Cassia começa a uma amizade com Ky e é ele que realmente abre os olhos dela.
Na minha opinião é uma ótima história e é super bem desenvolvida, muitas pessoas podem dizer que é uma histórinha de romance batido e tudo mais. Mas eu sinceramente, fico em dúvida com quem Cassia vai ou deve ficar. 
  
Cassia e Ky:

" — Mas se pudesse ter um Par — digo suavemente —, como acha que ela seria?
— Você — diz ele, quase antes de eu terminar a frase — Você.
Não nos beijamos. Não fazemos nada além de nos segurarmos e respirar, mas eu sei. Não posso entrar docemente agora. Nem mesmo pelos meus pais, pela minha família. Nem mesmo por Xander."
  
Está minha duvida se vem com tudo o que Cassia sabe sobre Ky e tudo do que ela conhece do Xander. Meu team certamente é TEAM XANDER <3.

Cassia e Xander:

"— Você me deu os comprimidos azuis para que eu pudesse encontrar ele, não é? Se eu for e nós pudermos mudar as coisas, talvez você também possa escolher alguém.
— Eu escolhi — diz ele, olhando para mim."

Cassia é colocada à prova no fim do livro, um final que eu confesso ter chorado rios.
Eu adoro este livro e é um dos meus favoritos, eu recomendo para todos aqueles, que assim como eu, gostam de romance com reviravoltas e super fofos.
O segundo livro da trilogia foi lançado no Brasil mês passado, Travessia, estou louca pra ler.
Beijão a todos e deixem sua opinião ;)

3 comentários:

  1. Seu blog está lindo... amei a resenha gosto bastante de distopias essa parece ser legal embora eu ache que a autora fala muito do romance ao em vez da sociedade em si. mas parabéns

    www.amostradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Cara, eu ODEIO essas personagens literárias que aceitam tudo. Meu Deus, como me irrita. Eu quase parei de ler um livro por causa disso, sério haha, mas do mesmo jeito, eu quero ler esse livro, me parece ser bom.
    Beijoos.

    http://bagaco-de-laranja.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ahhh garotas, leiam porque ele é ótimo...
    é verdade que a autora não se aprofunda na Sociedade,
    mas mesmo assim é um livro maravilhoso
    eu amei mesmo, de paixão <3 haha
    Beijoss e Obrigada >.<

    ResponderExcluir

Eu sempre respondo todos os comentários! Seja gentil e comente! Obrigadinha *-*